5. Semeadura: deve ser feita a lanço, na base de: Usos | Quantidade de Sementes |
Parques e Praças | 500 g/100m2 |
Jardins Residenciais | 700 a 1.000g/100m2 |
Áreas Industriais | 500 a 800g/100m2 |
Campos Esportivos | 0,5 a 1 kg/100m2 |
6. Incorporação das Sementes: as sementes devem ser incorporadas na profundidade máxima de 0,5cm. Para tanto o ideal é que se faça uma cobertura de areia fina ou média lavada, aplicada com peneira ou outro modo de aplicação uniforme, sendo excelente que se passe um rolo após a semeadura e cobertura para que haja germinação uniforme.
7. Irrigação: deve-se manter o solo úmido, não encharcado, portanto é bom fazer regas pequenas pelo menos duas vezes ao dia, o suficiente para manter o solo úmido, principalmente durante o período de germinação e de crescimento inicial. Após, pode ser feito a cada dois a três dias até a cobertura total do solo.
8. Primeiro Corte: Para que a grama feche de modo uniforme e que não emite “estolões aéreos” deve-se fazer o primeiro corte aos 20 dias de germinado, com uma máquina de lâmina muito bem afiada a uma altura máxima de 2,5cm
9. Adubação de Cobertura: importante para dar aquela cor verde escura no gramado, e melhor cobertura. Pode usar Sulfato de Amônia ou Nitrato do Chile, na base de 20g/m2 ou Torta de Mamona, 30g/m2 aos 30 dias de germinadas as sementes.
Manutenção
1. Ciclo de Corte ou Poda: os gramados de Grama Bermuda são muito bonitos e compõe de modo diferenciado, qualquer projeto ornamental ou paisagístico. Sua coloração verde escura e sua textura fina devem ser conseguidas com o ciclo de corte a manter a altura entre 2 a 4cm. Mais do que isto, ela tende a soltar estolões aéreos que tornam sua aparência mais grosseira. Não deve economizar corte do gramado. Vale lembrar que grama é o revestimento mais nobre de solo que existe.
2. Controle de Pragas: pode ser que o gramado seja atacado por lagartas, e seu controle deve ser feito com inseticidas recomendados por Engenheiros Agrônomos. Saúvas também tendem a atacá-la, e o uso de formicidas, tanto iscas ou outros meios é recomendado.
3. Controle de Invasoras: deve-se manter o gramado sempre livre de ervas - daninhas que atrapalham seu desenvolvimento e sua aparência. A catação manual delas deve ser uma constante.
4. Adubações de Manutenção: as gramas bermudas respondem muito bem a adubações nitrogenadas, portanto deve-se aplicar, na base de 25 a 50g/m2 de Sulfato de Amônia ou formulado 20-00-20, dividido em três aplicações durante o período de Outubro a Fevereiro de cada ano.