Um dos processos mais utilizados, para os amantes amadores de rosas, é o método de multiplicação por estaquia. É uma prática muito fácil, pois são utilizados partes, (ramos e galhos), da planta em que se deseja propagar, conservando assim as mesmas características da planta mãe. E a técnica consiste conforme descrito abaixo: Preparo do solo: A mistura indicada para o plantio é a seguinte: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal 2 partes de composto orgânico - Depois encher os saquinhos de plástico (tipo balainhos), com o solo preparado. - colocar os balainhos em lugar sombreado. - molhar bem a terra dentro dos balainhos. Em seguida: 1- Escolher as plantas (roseiras vigorosas que apresentam flores perfeitas.
2- Cortar alguns galhos maduros. (Dê preferência àqueles ramos da última floração, mas que já perderam suas flores). 3- Recortar esses galhos com, mais ou menos, 20 cm. (Transformando-os em estaquias). 4- Enterrar essas estaquias até a metade (10cm), nos saquinhos previamente preparados, 5- Fazer regas diárias sem encharcar muito. 6- Esperar a brotação. 7- Depois de dos brotos atingirem mais ou menos 10 cm poderão ser transplantados em lugares definitivos.
Como tirar as mudas da roseira e transplantá-las?
Tenho uma roseira que está ficando enorme. Gostaria de tirar as mudas e plantá-las em outros locais do jardim, assim terei várias roseiras. Mas não sei como fazer isso. Alguém pode me ajudar?vMelhor resposta: Esterelize uma faca bem afiada no fogo, deixe esfriar e corte galhos de sua roseira bem na junta como num y ,plante em recipientes com terra de barranco (terra sem adubo, como argila) Deixe em lugar sombreado e não molhe muito, qdo começar a nascer brotos ao longo do galho plantado aí sim transplante o torrão todo para o lugar definitivo com terra adubada. Os galhos escolhidos devem ter pelo menos 40cm, tire as folhas para plantar, Boa sorte
mais ou menos 15cm,Classificação do autor da pergunta -
meu pai é expert em mudas, de roseiras então: quando eu o via fazendo, ele cortava os galhos próprios, geralmentes os mais novinhos, com a parte que saía da roseira em forma de "V" ao contrário, e essa parte fixava num saco plástico com terra vegetal e húmus de minhoca, regava e colocava a meio sol(sol na parte da manhã) por mais ou menos trinta dias, aí o broto nascia e ele plantava(cortando o saco plástico c/ cuidado); sempre deu certo e fica uma planta maravilhosa. Tente, mas com carinho, as plantas são como uma linda mulher, bem cuidadas,......., e a rosa(roseira) também gosta de carinhos, os espinhos são para aqueles brutamontes que delas não sabem cuidar;; mas se souber, é como a moça bela, respondem com amor e beleza, e se gostarem, com carinho, dedicação e respeito/toda mulher para nós, um abraço.
- vamos lá, se for uma roseira de botão, muito provavelmente vc não conseguirá boas mudas, uma vez que este tipo de planta é propagado através de enxertia. Se for roseiras trepadeiras e mini-roseiras, ou aquelas rosas grandes e antigas, vc pode fazer uma muda a partir de sua planta. Para isso, basta vc identificar ramos maduros (normalmente ramos de um ano ou mais), pode os ramos escolhidos, e confeccione a estaca. A estaca deve ter no mínimo 20cm, e no máximo 40cm, pegue com 30cm. Prepare um leito (canteiro) com terra peneirada e areia lavada, 1/2 a 1/2, afofe bem e finque as estacas. Preste atenção no direcionamento das estacas, elas devem ser estaqueadas com a base para baixo (base=parte de baixo da estaca em relação a posição que a estaca se encontrava na planta, e vc deve prestar atenção na hora de colher elas). Enterre em média 2/3 do comprimento dela, no seu caso, 20cm se a estaca for de 30cm. Irrigue diariamente, em 50-60 dias elas estarão pegas, espere 3-4 meses para transplantar para local definitivo. Nesta fase de produção, não é necessário adubações.
- prepare uma caixa de areia com terra na proporção
3 de areia para 1 de terra
corte varetas das partes mais grossas de uma roseira + ou - 30 centimetros e finque as varetas ma caixa espaçadas de 15 em 15 centimetros colocando de forma a ficar enterrado 10 cm e ficar de fora 20 cm.
pegue uma garrafa pet de refri vazia para cada vareta e corte somente o fundo, tire a tampa e coloque sobre a vareta já fincada, assim você cria como se fosse uma estufa para sua muda, que irá garantir circulação de ar e temperatura e umidade suficientes para suas mudas
regue as mundas de dois de dois dias, e mantenha elas num local tipo de baixo de uma arvore.- Basta cortar os galhos em mais ou menos uns 40 cm, escolha os mais grossos... faça um corte diagonal e na hora de enterrálo deixe na vertical, com uns 15 cm para fora da terra.. depois é só aguar a cada 2 ou 3 dias, dependendo da umidade do seu jardim... não pode encharcar...
Aprendi com muita facilidade como fazer mudas de roseiras.muito prático e funcional.
ResponderExcluir