Jardim Vertical – Como Fazer Passo a Passo
Se você mora em apartamento ou em uma casa pequena e acha que não vai poder nunca ter um cantinho verde por falta de espaço, nós hoje vamos mostrar que é possível! Uma idéia simples e que tem agradado muita gente vai fazer com que você consiga enfim ter uma área verde na sua casa com flores ou até mesmo os temperos que você quiser.
Essa maravilha é o jardim vertical, que permite que você aproveite qualquer espaço na parede da varanda ou de outro cômodo e tenha várias plantas tornando o ambiente mais agradável. Nós vamos hoje te ensinar como fazer um jardim vertical simples, e você verá como ele fica lindo!
Como fazer um jardim vertical
Bem, para começar existem alguns tipos de jardim vertical diferentes, sendo alguns dos mais comuns e baratos os feitos com garrafa pet, fibra de coco e vaso meia-lua. Escolha o que tem mais a ver com seu gosto e que você ache que ficará melhor na sua casa.
Independentemente do método que você escolher, é recomendado impermeabilizar a parede, e no caso de fazer com fibra de coco é um ponto necessário.
Depois, escolha as plantas que irá colocar no jardim vertical, e como muita gente coloca na varanda, uma dica é escolher nesse caso plantas que gostem muito de sol e também chuva (se for área aberta). Se não tiver muito tempo para cuidar delas, escolha ainda espécies que não precisam de muita água.
Jardim Vertical de Garrafa Pet
Para fazer o jardim vertical de garrafa pet você precisará de um lugar de apoio, que pode ser uma treliça comprada pronta de ferro ou madeira ou improvisada com por exemplo um estrado de cama pequeno ou um pequeno portão. Depois que decidir qual treliça usará, é hora de fazer os vasinhos de garrafa pet.
Um dos jeitos mais comuns é usar a ponta da garrafa cortada, já que seu design fica bonito. Nesse caso, a boca da garrafa será o fundo do vasinho. O corte deve ser feito a cerca de 12cm da boca. A tampa deverá ter um pequeno furo para escoar a água.
Para prender o vasinho na treliça, use um suporte para vasos ou um arame. No caso do arame, faça dois pequenos furos próximos à borda a 2cm de distância um do outro e ali passe o arame.
Antes de colocar a planta, coloque no fundo do vasinho um pedaço de manta bidim para que o substrato não entupa o furo de escoamento de água. Daí é só colocar nos vasos as plantinhas que você escolheu e pendurar na treliça.
Jardim Vertical de Fibra de Coco
O outro tipo de jardim vertical que falamos é o feito com fibra de coco. Nesse caso, compre placas de fibra de coco do modelo que inclui um vasinho embutido feito de fibra, onde você colocará a planta escolhida.
Jardim Vertical com Vaso Meia-Lua
O último tipo de jardim vertical que citamos é o feito com vasos meia-lua.
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao117783&url=cursos/amb.asp
A Jardinagem é a arte de criar e manter plantas com o objetivo de embelezar espaços. Quando aliada ao Paisagismo, pode produzir cenários criativos e agradáveis.
A poluição e ausência de áreas verdes, aliados à falta de contato com a natureza, estão corroborando para uma piora na qualidade de vida da população urbana. É por isso que cada vez mais a Jardinagem e o Paisagismo vêm ganhando importância e sendo valorizados.
Neste curso você vai aprender quais são os principais conceitos e diferenças entre Paisagismo e Jardinagem, além de aprender a construir um jardim harmonioso, independente da área ou dos recursos disponíveis.
Não importa se seu objetivo é atuar profissionalmente na área ou apenas adquirir conhecimentos para criar e cuidar de pequenos jardins domésticos, no Curso de Jardinagem e Paisagismo você irá aprender a cultivar e combinar plantas e outros elementos naturais, montando belos jardins e paisagens, e mais:
- Como identificar e combater as principais pragas e doenças em plantas;
- Aprenda a fazer a correta rega e poda de plantas;
- Saiba analisar o solo e identificar quais tipos de adubo utilizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário