quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Como é o cultivo da tangerina?

As tangerinas são um tipo de laranja mandarim. Geralmente os produtores não as cultivam através de sementes, mas sim de enxertos, para preservar a qualidade do porta-enxerto, ou seja, da parte inferior da árvore.

 

 

Porta-enxerto

O porta-enxerto é uma árvore cultivada a partir de sementes. Assim que ela germina, geralmente no início do inverno, o enxerto, parte superior da árvore que inclui o tronco, casca, folhas e frutos, é enxertado no tronco do porta-enxerto, de onde, eventualmente, a fruta se desenvolve.

 

 

Solo e água

A tangerina, como qualquer outra fruta cítrica, pode ser cultivada na maioria dos solos desde que haja uma boa drenagem. De acordo com o Sunkist, solos arenosos necessitam de mais água e fertilizantes do que solos mais argilosos. A água deve ter um equilíbrio saudável de sal, pois um pouco dele é necessário para que as árvores rendam frutos grandes, mas muito pode queimar as folhas.

 

 

Plantio

 

O buraco de plantio deve ser duas vezes maior em comprimento e da mesma medida da altura da raiz, a não ser que você plante em um gramado. Nesse caso, a raiz deve ficar 2 cm para cima. Quando metade do buraco for preenchido com o solo, regue a planta o suficiente para saturá-lo e dissipá-lo ao redor da raiz. Ela deve ser coberta com até 2 cm de solo para que fique levemente fixada no lugar.

Polinização

Ainda que algumas variedades de laranja cresçam sem polinização ou com polinização por insetos, as laranjas mandarim, inclusive as tangerinas, devem ter polinização cruzada com outras variedades de frutas cítricas

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário