As forrações, trepadeiras e flores complementam o projeto paisagístico da sua casa. As forrações ajudam a unificar plantios de árvores e arbustos e promovem o contraste entre o gramado e os maciços de flores. As opções são muitas, e as variações de textura e cores da folhagem é extensa, fazendo com que muitas vezes o jardim não perca a beleza durante o inverno, quando as flores são menos abundantes. Além disso, a formação de maciços de forrações perenes reduz drasticamente a manutenção do jardim.
O gramado não deixa de ser uma forração perene. Ele dá unidade ao projeto paisagístico ao interligar os vários “espaços” do jardim. Como suporta o pisoteio, ele é também a forração ideal para as áreas de serviço, esporte e recreação e para os caminhos entre as áreas de uso. Só não esqueça de, ao planejar as áreas gramadas, verificar se há incidência direta do sol por pelo menos umas três horas do dia.
As trepadeiras suavizam a textura de tijolos e pedras além de sombrear as paredes da casa. Elas irão cobrir cercas, treliças, caramanchões, pórticos e pérgolas, assim como podem coroar muros ríspidos e sem graça. Quando o espaço para árvores e arbustos é restrito, podemos lançar mão das trepadeiras que ajudam a emoldurar o cenário.
Já as flores adicionam cor ao jardim. Elas podem ser plantadas em maciços ou bordaduras, na frente de arbustos e
para preencher áreas enquanto os arbustos estão crescendo. As flores são melhor apreciadas contra um plano de fundo simples, como uma maciços ou cerca viva de arbustos, assim, elas não são recomendadas para o meio do terreno, salvo em algumas situações. Tanto as flores perenes como as anuais são as categorias de plantas de jardim que mais requerem manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário